Corrupção no Futebol em Portugal

Ao fim de tantos processos e de tantas polémicas, eu pergunto-me se há ainda quem acredite na carochinha. Existe um ditado português antigo que se aplica perfeitamente a este tema: Onde há fumo há fogo.

Para quem tem acompanhado todo o processo do apito dourado, do apito final agora, das escutas e afins não pode ficar indiferente. Alguma coisa está mal no futebol e é óbvio que mais tarde ou mais cedo haveria de vir a “lume”.

Os clubes geram riquezas imensas. Jogadores que nunca ninguém ouviu falar, são valorizados em milhões do dia para o outro. Existem agentes, dirigentes e até os próprios jogadores envolvidos nos negócios. Existem interesses de milhões neste mundo. Alguém duvida que existe alguma base de verdade no que se vem publicando na comunicação social?

Nós sabemos que a nossa imprensa é cada vez mais sensacionalista. Mas mesmo descontando metade é preocupante o que se passa e passou.

Mesmo que não venham a existir consequências para os envolvidos, poucos ou nenhuns serão os que acreditarão de que estão 100% inocentes. Até porque as escutas telefónicas não são invenções. Elas existiram e os próprios confirmaram serem os intervenientes.

Resta saber até onde o clubismo cego fará a hipocrisia das pessoas chegar. A julgar pelos programas onde temos comentadores “especialistas” em comentar eu diria que… bastante longe.

2 comentários:

Martuxa disse...

Daqui a uns anos ainda vamos andar na saga do Apito dourado. Nunca nada vai acontecer ao Pinto da costa, simplesmente porque ele é uma máquina que traz dinheiro e prestígio ao Porto (clube e cidade). Quer detestemos ou amemos o dito senhor, a verdade é que muitos clubes precisavam de um presidente assim. Obvio que com isto não quero dizer que concordo com alguns métodos mais ortodoxos de chegar às vitórias! Sou absolutamente contra a corrupção e facilitismo. Mas também sou contra a inércia e pasmaceira que tomou conta de alguns ditos grandes de Lisboa...
Aliás, o que mais me faz pena hoje em dia, é que o futebol deixou de ser um desporto do povo, para ser tão simplesmente uma máquina de fazer dinheiro, quaisquer que sejam os métodos utilizados...

Anónimo disse...

VEM AGORA VÁRIOS INTILIGENTES DIZER QUE O FCP NÃO PRECISAVA DE COMPRAR ARBRITOS PQ JÁ TINHA O TITULO GANHO: MENTIRA.
1º: QUANDO O FCP JOGOU COM O BEIRA-MAR, TINHA 5 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE O SPORTING E FALTAVAM 5 JOGOS PARA O FINAL DO CAMPEONATO.
2º: O FCP FAZIA UMA CAMPANHA EXCELENTE MAS DESGASTANTE NA LIGA DOS CAMPEOES, E TINHA UM PLANTEL CURTO - 20 JOGADORES
3ª: PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO PCOSTA RECEBE O ARBRITO EM SUA CASA 2 DIAS ANTES DO JOGO COM O BEIRA-MAR
4º: NO DIA SEGUINTE....SÓ NO DIA SEGUINTE AO ENCONTRO ENTRE P.DACOSTA E DUARTE GOMES, O SPORTING JOGA E PERDE COM O BOAVISTA
5º: NO DIA DO JOGO, DUARTE GOMES NÃO TEM NECESSIDADE DE SE QUEIMAR PARA FAVORECER O FCP, PORQUE EM CAMPO O FCP GANHOU E JOGOU MELHOR (ATÉ NEM ESTAVA PRESSIONADO PELO SPORTING).
FINALMENTE O ARGUMENTO DE TEREM SIDO CAMPEOES DA EUROPA E DO MUNDO NÃO É DEFESA PARA O FCP, UMA VEZ QUE O MARSELHA DE TAPIE POR EXEMPLO FOI CAMPEÃ DA EUROPA E PENTACAMPEA DE FRANÇA NO MESMO ANO EM QUE O SEU PRESIDENTE FOI ACUSADO DE CORRUPÇAO DESPORTIVA.
FAÇA-SE JUSTIÇA!