IVA desce de 21% para 20% - Controlem os preços

Como muitos já deverão saber o IVA em Portugal, a taxa normal, vai baixar para 20%. Uma diferença de 1%.

Muitos são os que dizem que em termos de impacto para o consumidor, veremos pouca ou nenhuma diferença. Alias há quem defenda, e com razão digo eu, de que quem vai lucrar com isto são as empresas que vendem ao Público. O preço é o mesmo e, consequentemente, aumenta-se a margem de lucro em 1%.

Quando estamos a falar de um bem de baixo valor, a diferença serão alguns centavos. Mas quando falamos de bens que podem chegar aos milhares de euros, a diferença já não é assim tão pouca como isso. O mesmo se pode dizer de bens que se vendem em grandes quantidades.

Existem excepções. Por exemplo, quando se vai comprar o carro normalmente aparece o valor antes e depois do IVA. Mas quando vamos a uma FNAC ou ao El Corte Inglês comprar uma TV LCD xpto de 2000 euros, aqui a porca já torce o rabo. Não há indicação do preço base sem IVA a não ser quando nos passam a factura.

O que proponho aos milhões de leitores deste blog, é que na última semana de Junho, quando passarem por algumas lojas que vendam os artigos que acharem interessantes controlar, tomem nota dos preços com IVA. Na primeira semana de Julho voltem lá e vejam se alguma coisa mudou. Se não mudou experimentem questionar a razão e ver quais as respostas que recebe. E bloguem acerca disso. Espalhem a palavra quer dos bons como dos maus exemplos.

Já que ouve um esforço tão contundente por parte das lojas para actualizar o preço para cima devido ao aumento do IVA de 19% para 21% sempre quero ver que esforço vai haver para actualizar os preços de venda para baixo, actualizando a taxa de IVA de 21% para 20%.

2 comentários:

Martuxa disse...

Acho que vai ser igual è descida da taxa de IVA dos ginásios...descer desceu, mas ninguém viu nada no preço final.
Aposto que muitos comerciantes vão aproveitar para subir o preço base.

Susana D. disse...

Pois olha uns q ja me mandaram carta dizer q a descida do IVA n vai ter repercussão no valor d factura foi a ARtelecom, vou reclamar... nem ha 3 meses fiz contrato e o q vem na factura é preço base mais IVA... a ver no que dá