BING – Não é (só) um motor de busca

Desde que saiu esta semana que tenho estado a usar o BING como motor e busca por defeito no IE8. Deve dizer que estou impressionado pela positiva.

Para Portugal infelizmente o nível de funcionalidades ainda não está refinado, mas experimentem mudar o país para Estados Unidos e vão ter uma agradável surpresa.

Para além de fornecer uma panóplia de informação relevante, o facto de eu poder fazer um “preview” das páginas antes de as abrir tem-me poupado muito tempo e muitos clicks.

Experimentem procurar por CANON 30D com o país definido como Estados Unidos e para além dos resultados de uma pesquisa normal, recebem logo ali à mão de semear, reviews, ratings, preços, onde comprar, outros links relevantes, etc.

Muitos dizem que aquilo que realmente interessa, a busca, não está tão refinada como a do Google. É verdade. Mas para mim o forte do BING não é a pesquisa. É o conjunto da pesquisa com o resto.

É dar-me logo informação realmente relevante para o que acabei de procurar, é sugerir-me buscas conforme escrevo, é poder ver um preview da página antes de lá entrar, é poder poupar efectivamente clicks. E clicks é tempo, esse bem precioso que parece ser cada vez mais curto, quanto mais evoluímos tecnologicamente.

Independentemente do motor de busca estar ter alguma margem de progressão, a realidade é que depois de ter começado a usar o BING, voltar ao google para pesquisar parece que estamos a andar para tras. Sentimos logo falta da barra lateral com a informação relevante, as ultimas pesquisas que fizemos e até o preview quando passamos com o rato por cima de um link.

O tempo dirá se o BING vinga mas sinceramente se algum dia a Microsoft teve um “motor de decisão” capaz de fazer frente ao Google… esse dia chegou.

A reacção da Google foi interessante. Quase ao mesmo tempo anunciaram finalmente o fim das versões Beta dos seus produtos e uma nova ferramenta (antes do tempo previsto aparentemente) de colaboração de nome Wave. O que mais me impressionou foi o Wave sem dúvida. Fiquei bastante curioso em saber como é que eles conseguem implementar a actualização do browser quase caracter a caracter conforme outra pessoa do outro lado do mundo escreve algo.

Este ano de 2009 vai sem em grande. Diz-se por aí que o Windows 7 deve ser RTM já este mês sendo que passa a estar disponível ao público em geral em 22 de Outubro. Temos o Visual Studio 2010 a chegar também… enfim… não vai haver tempo para tudo… pelo menos não para quem não usa o BING :D

Agora mais a sério… experimentem durante uns dias o BING. Vão ver que ficarão viciados naquilo e o vosso rato vai agradecer.

BING IT ppl!

Sem comentários: