Aluna agride Professora na Escola Secundária Carolina Michaelis

Vejam bem ao ponto que chegou o nosso ensino. Esta coisa, que não lhe dou outro nome porque este blog é bem-educado, teve o descaramento de se atirar a professora depois de esta lhe ter tirado o telemóvel.

Eu francamente não percebo como é sequer possível deixar os alunos entrar com o Telemóvel na sala de aula, quanto mais ligado.

 

 

Esta rapariga que se atira assim a professora, vai ter um futuro brilhante. No Judo possivelmente.

No meu tempo, que não foi assim à tanto como isso, isto era motivo mais que suficiente para ser expulsa da escola. O mais certo é ser a professora a ser acusada de ter feito alguma coisa. Assim vai o nosso Portugal.

Que educação se dá a uma rapariga destas para a mesma fazer o que fez?

Talvez a senhora ministra da educação possa explicar que avaliação se pode fazer a esta professora e que avaliação vai o pai desta aluna fazer da professora também.

 

Se esta rapariga fosse minha filha, nunca mais usava telemóvel e era recambiada para uma escola de freiras qq. E não estou a brincar.

 

Já agora uma nota de atenção aos colegas de aula. Achar graça ao que a vossa colega estava a fazer à professora, tendo em conta os risos e as gargalhadas, só demonstra que não são melhores que ela em nada.

11 comentários:

Anónimo disse...

Esta aluna devia ter um castigo exemplar para que outros alunos reflectissem um pouco antes de tomarem actitudes desse genro. Nao e com violencia que chegam a algum lado! Aluna se nao estava contente com intervencao da professora na retencao do telemovel, so deveria deslocar-se ao conselho directivo. A professora nao apresentando queixa perdeu a razao a qual tem todo direito! Devia ser a minha filha, que se envolvesse numa situacao identica e ficava de castigo ate ao final do ano lectivo. Isso quer dizer, "sem o telemovel"!

Anónimo disse...

Vi isto em rodapé nas notícias mas já nao consegui ver e procurei na net.
Sinceramente ao ponto a que as coisas chegaram... estes miúdos são uma cambada de atrasados mentais do maior que há. Uma colega (louca varrida, só pode!) a humilhar-se a si própria e a humilhar a professora e todos a assistirem, passivos, a isto. Que educação é q esta gente tem, santa mãezinha... E os que filmaram realmente fizeram um belo trabalho, nao haja duvida! Virem achincalhar a colega e a professora diante do país todo e ainda com comentários nojentos do tipo "Gorda panchuda, sai da frente" ou "Altamente, a velha vai cair..."... Que engraçados que eles são!
Na verdade, penso q s os alunos entrarem na sala c telemoveis ligados nao ha assim tanto mal qnt isso, eu uso sempre o meu no silencio. A questao é ao ponto a que as coisas chegeram... Nao sei como esta situação se proporcionou mas a professora, ainda que tenha sido apanhada de surpresa, bem q s podia ter imposto! É por estas e por outras que miúdos destes (que praticamente ate sao da mnha geração!) têm a mania d engraçados e pensam q podem fazer o q querem das escolas, desde este tipo de situações até outras d outra índole, cmo pedinchar notas e subornar directores d turma, etc... enfim!
Toda a mnha gente precisa é de se tratar, é o q é!

Anónimo disse...

Concordo! Até terem intervindo realmente demorou um bocado... Estavam a divertir-se com a situação, como se pôde ver... Até assusta! E é disto que toda a gente gosta!

eu disse...

uma vergonha isto, sem palavras....

eu disse...

uma vergonha isto, sem palavras....

Anónimo disse...

tenho 46 anos, vivi alguma conturbação como estudante do secundário nos anos quentes de revolução após o 25 de Abril, participei em algumas lutas estudantis dessa época na conquista de alguns direitos... mas com respeito e dignidade pelos professores e pessoal auxiliar. Isto era uma coisa impensável!Este spéciem de aluna deveria ser expulsa da escola e do ensino no geral! Este specimen de aluna, a partir de agora deveria ter vergonha de surgir na via pública ! Esta aluna não tem qualuer dignidade nem saberá o que isso é, concerteza porque os papás não a terão para lha transmitirem! A maior pobreza deste mundo é a do espírito! Fiquei estupefacto e sinto asco por essa espécie humana...não por uma questão de racismo! vai surgindo um substracto mais do que rasca, reles, fraquinho, mediucre e sem principios éticos ou morais nesta jovem geração materialista. Já agora e para terminar vai daqui um grande abraço de solidariedade e um beijinho de respeito e ternura para esta professora que como tanta outras,´tem a triste missão de dar aulas a turmas de tão baixo calibre além de manifestar o meu apreço por aqueles dois ou três alunos que me pareceu a certo momento e contra a corrente predominante dos colegas hipócritas, embora sem sucesso terem tentado proteger a professora dos algozes que nos meus tempos se chamava Sra Doutora , embora lhe chamássemos, carinhosamente, S`tora.

Anónimo disse...

Infelizmente é essa a geração que vai ditar o futuro do país. Já não bastava ser uma geração condenada ao fracasso,...,é mal educada e sem valores nenhuns. Pela forma como a rapariga falava com a professora, fazia lembrar uma menina mimada a gritar com a mãe, tal como já assisti muitas vezes, nos mais diversos cenários. De certeza que se tivesse apanhado umas palmadas, quando as mereceu, não estaria a ter um comportamento tão lamentável. Pais eduquem os vossos filhos sob pena de passarem por vergonhas desse género. Não deixem para depois, será muito tarde!!!!!!!!

Anónimo disse...

A forma como falam destes assuntos é deveras curiosa...

1º- esta NÃO é a geração que vai ditar o futuro do país cmo dizem, porque má educação e hipocrisia há em todo o lado, há e sempre houve. Tal como antigamente, continuam a formar-se bons profissionais,com princípios, e apesar de hoje os jovens serem tendencialmente mais rebeldes, isso nao quer dizer q o país esteja condenado a esta falta de princípios (que, aliás, tbem é mtas vezes demonstrada por gente já bem adulta!).

2º- a professora pode ter sido vítima desta rapariga (q virou psicopata por instantes) mas o facto é q os professores devem ter mto cuidadinho ao tentarem aproveitar esta situação como pretexto para se vitimizarem... Quando os paizinhos fazem subornos e compram as notas aos seus filhos, os professores alinham e n s faz tanto barulho... E, sem querer defender esta aluna (nem de longe nem d perto!), o facto é q os professores são pessoas como as outras, têm as suas preferências pessoais e não conseguem mtas vezes esconder odios de estimação que têm por alguns alunos (assim cmo os alunos tbem n conseguem esconder os ódios q têm contra professores).

3º- acho q bastante condenável é a atitude dos colegas que filmaram, divertindo-se com a cena e mais ainda a exposição a que os meios de comunicação sujeitaram esta aluna e esta professora! Não deveria ser ilegal? Podem expor assim 2 pessoas sem a sua permissão?!

4º- é de uma grande burrice atribuirem isto aos pais! Claro que ha crianças que não têm educação em casa mas todos sabemos que muitos pais tentam educar bem os seus filhos e estes acabam por ser uns malcriados do pior q há, porque existem outros factores que as influenciam, não só em termos de companhias mas tbem do proprio feitio de cada pessoa. Estas situações não são lineares e não é a modinha portuguesa da tareia e da chapada que torna as crianças bem educadas e bem comportadinhas...

Anónimo disse...

Essa miuda precisa é de ser internada num manicómio! É uma vergonha! E os colegas dela que preferiram estar a assistir, aplaudir e filmar em vez de fazer alguma coisa também deviam ser castigados! Eu só dou os parabéns à professora por não lhe ter enfiado um murro no focinho! A miuda bem que precisa de uma boa tareia ja que duvido que os paizinhos alguma vez lhe tenham dado, este comportamento so prova que ela não passa de uma miuda mimada!

Anónimo disse...

Ao ponto a que o nosso ensino chegou.Estudo e nunca vi tal coisa mas ao que parece cada vez se torna uma realidade mais corrente no ensino portugues.Os alunos sempre tiveram divergencias com os professores mas havia o RESPEITO no qual o aluno tinha em conta que a palavra do professor era a palavra de ordem.Agora até "garotas"de 15 anos se armam em adultos(sairem á noite,dar uma s passas, ter mesada) com atitudes deveras repugnantes em que desafiam e ate "agridem" os professores por coisas tão futeis como telemoveis...De facto se o nosso futuro é isto ...temo muito pelo nosso pais.

João Cardoso disse...

Uma adenda. Eu concordo em parte de que não se deve atribuir exclusivamente a responsabilidade da atitude da aluna aos pais. Todos sabemos que as companhias com que andamos têm uma forte influência nos comportamentos. Alias acho que a atitude dos colegas perante a situação caricata é prova disso mesmo.

No entanto faz parte da responsabilidade dos pais em lhe darem um telemóvel para as mãos e não lho tirarem, mesmo depois da atitude reincidente dela. Ao que ouvi nas notícias de ontem na TV, parece que esta aluna ja tinha agredido uma outra professora por discordar de uma nota ou lá o que foi. Espero não ter entendido mal.

Aqui há 4 responsabilidades no meu entender que devem ser tidas em conta.

Os Pais - Embora não sejam totalmente responsáveis pelo que a aluna fez, têm a sua cota parte. Eu e muitos colegas meus também frequentamos escolas que de certa forma eram problemáticas e nunca vi nada disto. Uma vez um colega insultou a professora, respondendo torto, e foi imediatamente expulso da aula, levou falta disciplinar e ou decidiu faltar uns dias ou esteve suspenso uns dias. Foi a cerca de 10 anos. Que eu me lembre, embor problemático, o colega nunca mais faltou ao respeito a professora e tanto quanto me lembro até passou de ano. Esta aluna agrediu a professora. O que lhe vai acontecer? A ver vamos.

A professora - Teve culpa na situação também. Assim que a aluna se levanta e lhe pede o telemovel de volta, a professora o que devia ter feito era tão simples como dar-lhe o telemovel, marcar-lhe uma falta disciplinar (não sei se isto ainda existe) tirar a aluna da aula. Caso a aluna se recusa-se a sair, acabava a aula ali mesmo e participava da aluna. Caso resolvido.

Colegas de turma - Ao ver a colega a fazer o que fez, em vez de a controlarem e chamarem a razão, colocando-se até contra a atitude dela, o que fizeram foi porem-se a rir e a incentivar... e a filmar inclusivamente. Foi graças a esta filmagem ter sido publicada na internet que se soube. Do mal o menos. Mas mesmo assim não os desculpa pelo que fizeram e acho que toda a turma deveria ser sujeita a acção disciplinar.

Ministario da Educação - Penso que andam atrasados no tempo. Sabendo as tecnologias que existem hoje, como sejam telemoveis, portateis, e afins, não existe ao que sei uma regulamentação para o uso dos mesmos na escola e especificamente na sala de aula. À menos de 10 anos eu nem uma máquina calculadora do chinês podia levar para a sala de aula e usar. Hoje leva-se telemoveis, portateis, PDA's, e usa-se e abusa-se deles sem que os professores possam fazer muito acerca disso. Devia haver regras muito específicas acerca disto e deviam ser implementadas medidas que protegessem os professores nesse aspecto. Por exemplo, criando um tipo de falta como seja "uso de material não autorizado". Ao fim da terceira falta, chumbava a disciplina no periodo. Tão simples quando isso.

Acho que esta situação vai abrir um debate interessante que espero não ser centrado nesta miúda mas sim na problemática que é ser professor hoje em dia e as liberdades que se dão aos alunos.

Como disse... à menos de 10 anos atrás era impensavel um aluno faltar ao respeito a uma professora e não sofrer pesadas consequencias. Hoje ao que parece o que importa e ter boas taxas de aproveitamento e sucesso escolar, mesmo que para isso tenha de se abdicar de algumas regras básicas e de promover a educação e disciplina.

Querem saber o que vai acontecer daqui a 5 anos nas nossas escolas? Basta olharem para o que se passa em algumas escolas dos estados unidos, onde até detectores de metais são necessários.

Será este o ambiente em queremos criar e educar os nossos filhos?