“Desenrascando” é que nos “enrascamos”

O bom português é um “desenrascado”. Aliás é a nossa imagem de marca. Não acreditam? Vejam este link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Desenrascan%C3%A7o

Resumindo é uma palavra que muitos atribuem aos Portugueses e ao que parece nós até nos orgulhamos de sermos bastante “desenrascados”. “Desenrascar” é a capacidade de resolver um problema sem as ferramentas ou o conhecimento necessários para o fazer.

Isto é algo que resulta bem em casos pontuais. Mas começa a ser aborrecido quando vemos pessoas a usar e a abusar desta técnica como ferramenta de trabalho normal. Se é que há alguma coisa de normal no trabalho dessa pessoa.

Para mim o “desenrasca” é um kit de emergência que deve ser usado apenas e só quando se justifica. Aliás eu defendo que quando alguém está a “desenrascar” deveria ser obrigado, por lei claro está, a colocar um capacete vermelho com uma luz de emergência na parte de cima do mesmo. E um colete reflector que previna a quem vem atrás.

Na minha área de trabalho (tecnologias de informação…) infelizmente há muitos “desenrascados”. Este é obviamente um termo técnico para quem recorre constantemente ao “desenrasca”. O termo técnico em relação a esses, usado por quem não “desenrasca” tanto, mas “enrasca-se” pelo “desenrasca”, é ”artista”.

Antes de continuar uma nota importante.

O termo técnico “artista” em tecnologias de informação usado aqui, não quer ser, de forma alguma, de conotação negativa às digníssimas profissões de artista que existem. É, isso sim, uma forma de realçar as capacidades teatrais, de mágico a tirar coelhos da cartola ou a esconder as cartas na manga.

Os ditos “artistas”, no sentido figurado claro, parecem normalmente ter uma pós-graduação em “desenrascar”. São os que mais percebem do assunto. Senão veja-mos…conseguem resolver problemas sem perceber qual é o problema sequer, e nem como resolveram. Se há pessoas que acham que a ignorância é uma bênção… aqui está um grande exemplo.

Normalmente são aqueles que com poucos ou nenhuns conhecimentos acerca de um determinado projecto consegue produzir mesmo assim mais que os seus colegas que percebem… e em menos tempo. “Magia” dirão uns… “fantástico” dirão outros… o “homem percebe mesmo disto” dirão os ignorantes…

Como eu sou dos que pensa que “Rápido”, “Bom” e “desenrascado” é algo que só mesmo sem querer se consegue fazer… “Ui…” diria eu.

Sem comentários: