Somos um país seguro?

As estatísticas dizem que não somos dos piores da Europa. O sentimento que paira no ar diz o contrário.

 

A semana passada estava a ler um artigo no jornal acerca de como os assaltos tipo "carjacking" vinham a aumentar. Também se falava da insegurança que se vivia actualmente depois da sequência de homicídios que ocorreram estas ultimas semanas.

Depois em um outro jornal, um dos tais de "borla", podia-se ler de que um casal já tinha sido "caçado"... 7 vezes... desde o inicio deste ano! Pelos vistos tinham sido apanhados com carro roubado a transportar material roubado, uma das vezes. 7 vezes! Então e... prisão preventiva não? 2... 3 vezes... ainda vá. Mas 7 em menos de 3 meses? Deve ser record!

 

A culpa aqui não é da polícia mas sim de quem os põe cá fora.

 

E por falar em polícia... Alguém me explique por favor, o que é que se passa com este país e com as nossas forças de segurança?

 

A semana passada passou numa TV privada uma peça onde se falava das "luxuosas" condições em que os nossos agentes da autoridade vivem, com testemunhos na primeira pessoa. É impossível ficar indiferente.

Deslocam-se as pessoas para ficarem a centenas de km de distância das suas famílias e depois nem uma casa de banho com água quente têm nas casernas, que mais parecem galinheiros. Um dos testemunhos falava de que havia numa das casernas, um único chuveiro para vários agentes e que normalmente por turno havia 5 agentes a ter de fazer fila para o usar. Chuveiro esse que aparentemente estava cheio de ferrugem.

Falou-se também da colocação estratégica das casernas. Metem-se os agentes a morar em bairros degradados e ao pé de quem eles policiam. E depois ainda se lhes pede que cumpram o seu dever.

Alguém no seu perfeito juízo acha que estes agentes que moram nestes bairros em condições deploráveis, poderão ter a motivação ou sequer a segurança necessária para poder exercer as suas funções nesses mesmos bairros? De manhã prendem o Lelo por posse de droga. De tarde jogam a suéca com ele?

Tudo isto seria estranho... se não estivéssemos em Portugal.

Falando por mim, eu fiquei a respeitar muito mais o trabalho destes agentes. Agora é esperar que o nosso governo decida respeitar também e dedique uma pequena percentagem do dinheiro que querem deitar fora com a porcaria do TGV, e melhorar as condições de segurança do país. Nomeadamente melhorar também as condições de vida de quem se dedica a esse trabalho inglório: O de nos deixar dormir mais descansados.

 

Uma dica a quem algum dia se veja numa situação de assalto ou "carjacking". Um carro, uma carteira cheia de documentos, um portátil ou um telemóvel não valem a sua vida. Resistir é a pior coisa que se pode fazer. Tente captar o máximo de informação possível acerca dos assaltantes, incluindo se possível matrícula, roupa, sotaque e outros detalhes. Considere também em implementar sistemas de segurança extra. O alarme de nada serve nestas situações. Um sistema de posicionamento global (vulgo GPS) que informe a posição da viatura em tempo real pode ser meio caminho andado para recuperar a viatura e ajudar na captura dos assaltantes.

Sem comentários: