Pois é... o presidente Hugo Chavez parece mesmo estar a passar por um momento menos bom. Depois de o mandarem calar em alto e bom som, perde o referendo que lhe iria dar poderes sem precedentes.
Mas é capaz de ter sido pelo melhor.
Ao que parece perdeu por uma margem tão mínima que não será de estranhar a desconfiança que pode surgir daí. É que afinal, com o actual estado de coisas, uma margem mínima destas para o SIM poderia desencadear uma onda de violência interna e isolar a Venezuela de alguns países que ainda os vão apoiando.
Depois de um discurso que não demorou muito muito muito, mas só muito, a ideia que passava era de que o referendo só podia ter um resultado possível. Confesso que eu próprio pensei que ele ganhasse.
Assim não foi e mesmo assim Chavez não deixou de vir assumir a derrota em público, afirmando mesmo que não considerava uma derrota mas apenas um "por enquanto". Cá estaremos para cenas dos próximos capítulos.
Já devem andar a haver apostas para saber quando é que os americanos se chateiam. É que como todos sabemos a Venezuela é a mina do ouro negro do mundo... e se lá lhe descombrem algo parecido com uma arma de destruição quase maciça... nem que para tal tenham de recorrer a algum software 3d... ui.
Se bem que pronto, hoje em dia já ninguém acredita muito nessas coisas... é que pelos vistos um relatório recente das secretas americanas aponta para uma contradição com o governo. A de que chegaram a conclusão, agora, de que afinal o Irão parou os seus esforços no desenvolvimento de uma arma nuclear em 2003. Ouvi algo nas notícias acerca disto. Chega-se assim a conclusão que o Bush é o Durão Barroso lá do sítio... é enganado a torto e a direito pelos relatórios que lhe dão. E ainda admiram-se que ele se engasge todo quando lhe fazem uma pergunta que não estava no guião...
Sem comentários:
Enviar um comentário