Windows 7 poderá não ter o IE8 para a Europa

Há coisas que me fazem muita confusão. Uma delas é a forma como uma empresa que produz um produto, não poder incluir nesse seu produto ferramentas essenciais nos dias de hoje, de forma gratuita. Isto tudo porque uma série de empresas com um nível de hipocrisia bastante elevado acha que os seus browsers devem ser uma opção quando se instala o SO dessa mesma empresa.

Pergunto eu quantos utilizadores dos produtos Apple deixam de instalar o seu browser por defeito. Pergunto eu quantos utilizadores de Linux escolhem a opção avançada onde podem seleccionar os produtos que são instalados de raiz.

O mais parvo disto tudo é que a comissão Europeia não está a defender os interesses dos utilizadores menos informados. Acham mesmo que um utilizador que acaba de comprar um portátil, sem qualquer tipo de experiência em informática, seja ele com Windows ou Mac ou Linux, sabe dizer qual é o browser que lhe interessa? As pessoas querem é aceder à internet pá.

Só vai criar confusão às pessoas.

Para elevar o grau de estupidagem de toda esta coisa, o que está por trás, realmente, desta necessidade de obrigar os utilizadores a escolher? É que caros leitores… não estamos nós a falar de programas gratuitos? Alguém ganha mais dinheiro com um browser ou outro?

Pois é. Ganham. É que enquanto o IE8 usa o Bing por defeito, o Firefox usa o Google por defeito. E isto é apenas um exemplo. Todos sabemos que na batalha dos motores de pesquisa o que conta é as vezes que somos bafejados com publicidade. Para mim a verdadeira guerra aqui é pelo domínio dos motores de busca e não pela guerra de qual o browser mais usado. Pergunto eu se todos os browsers não devem vir sem NEHHUM motor de busca por defeito e depois permitir aos seus utilizadores escolherem um de uma lista, ordenada alfabeticamente. Acho que era interessante ver o que acontecia a médio/longo prazo.

O mais anedótico disto tudo é que desde que eu me lembro, nunca nenhum utilizador deixou de ter a possibilidade de instalar o browser que bem entendesse no seu computador. Certo que o IE não podia ser removido, mas até isso deixa de ser problema no Windows 7. Por isso perguntou eu… se um dia a Microsoft decidir fazer uma versão do IE para Linux e Mac, estes também serão obrigados a dar a possibilidade de escolha aos seus utilizadores de forma clara no processo de instalação? E a seguir o que se segue? O explorador de ficheiros? A firewall? O antivirus que se prepara apara lançar de forma gratuita?

Enfim… o tempo o dirá.

 

Podem ver mais acerca do título aqui.

WTF? Não é WTF!

Pois é… parece que WTF estes dias, e por culpa do Twitter, agora significa mais qq coisa… “Where To Follow?”.

Por isso vejam lá se não confundem WTF? com WTF!. Este ultimo deve querer dizer “Want to Follow!” ou uma treta qq deste estilo.

Netisses…

BING – Não é (só) um motor de busca

Desde que saiu esta semana que tenho estado a usar o BING como motor e busca por defeito no IE8. Deve dizer que estou impressionado pela positiva.

Para Portugal infelizmente o nível de funcionalidades ainda não está refinado, mas experimentem mudar o país para Estados Unidos e vão ter uma agradável surpresa.

Para além de fornecer uma panóplia de informação relevante, o facto de eu poder fazer um “preview” das páginas antes de as abrir tem-me poupado muito tempo e muitos clicks.

Experimentem procurar por CANON 30D com o país definido como Estados Unidos e para além dos resultados de uma pesquisa normal, recebem logo ali à mão de semear, reviews, ratings, preços, onde comprar, outros links relevantes, etc.

Muitos dizem que aquilo que realmente interessa, a busca, não está tão refinada como a do Google. É verdade. Mas para mim o forte do BING não é a pesquisa. É o conjunto da pesquisa com o resto.

É dar-me logo informação realmente relevante para o que acabei de procurar, é sugerir-me buscas conforme escrevo, é poder ver um preview da página antes de lá entrar, é poder poupar efectivamente clicks. E clicks é tempo, esse bem precioso que parece ser cada vez mais curto, quanto mais evoluímos tecnologicamente.

Independentemente do motor de busca estar ter alguma margem de progressão, a realidade é que depois de ter começado a usar o BING, voltar ao google para pesquisar parece que estamos a andar para tras. Sentimos logo falta da barra lateral com a informação relevante, as ultimas pesquisas que fizemos e até o preview quando passamos com o rato por cima de um link.

O tempo dirá se o BING vinga mas sinceramente se algum dia a Microsoft teve um “motor de decisão” capaz de fazer frente ao Google… esse dia chegou.

A reacção da Google foi interessante. Quase ao mesmo tempo anunciaram finalmente o fim das versões Beta dos seus produtos e uma nova ferramenta (antes do tempo previsto aparentemente) de colaboração de nome Wave. O que mais me impressionou foi o Wave sem dúvida. Fiquei bastante curioso em saber como é que eles conseguem implementar a actualização do browser quase caracter a caracter conforme outra pessoa do outro lado do mundo escreve algo.

Este ano de 2009 vai sem em grande. Diz-se por aí que o Windows 7 deve ser RTM já este mês sendo que passa a estar disponível ao público em geral em 22 de Outubro. Temos o Visual Studio 2010 a chegar também… enfim… não vai haver tempo para tudo… pelo menos não para quem não usa o BING :D

Agora mais a sério… experimentem durante uns dias o BING. Vão ver que ficarão viciados naquilo e o vosso rato vai agradecer.

BING IT ppl!