João Gabriel critica colunistas de Record - E o Record responde torto

O contexto desta entrada é este artigo:

http://www.record.pt/noticia.asp?id=796594&idCanal=11

Ao ponto a que chegou o jornalismo em Portugal, em particular no que se refere à imprensa escrita ligada ao desporto!!

O que interessa é vender. Nem que para tal se tenha de cometer as maiores barbaridades. Criam-se títulos pomposos para depois a noticia ser uma coluna mal formatada dentro do jornal numa qq página esquecida. Pegam-se em expressões fora de contexto e traçam-se opiniões tendenciosas. Dá-se a palavra a cronistas que podem dizer o que bem lhes apetecer sem estarem obrigados às mesmas regras que um jornalista está, e publicam-se esses exercicios, de esticar a corda até onde der, nos jornais.

Regras básicas de bom jornalismo como validação da notícia, dar oportunidade das pessoas ou instituições visadas para fazerem o contraditório, confirmar factos... enfim... onde está o sensacionalismo disso?

O cronista exprime opiniões pessoais, algo que um jornalista não deve fazer. Um jornalista deve ser obrigatoriamente imparcial e relatar factos, não relatar factos apimentados pela sua própria opinião. Certo? Pois. Onde andam os jornalistas perguntam vss? Devem ser os estagiários. :)

Lá porque um cronista possa emitir as suas opiniões pessoais, isto não quer dizer que o possa fazer impunemente sem que para tal deva ser chamado à razão quando usa por base inverdades ou interpretações claramente duvidosas. No entanto, no entender do Director do jornal em causa, a declaração do João Gabriel foi de tal forma mal recebida que até foi entendida como tentativa de influência a esse mesmo director, quando o que é pedido é apenas que se tenha algum cuidado nos conteúdos que se publicam, com argumentos fundamentados. Basta ler os últimos parágrafos do tal artigo. Impressionante.

Eu já vinha a deixar de acreditar no profissionalismo do nosso jornalismo. É cada vez mais um jornalismo "cor-de-rosa", que tem por único objectivo rentabilizar o produto que vende ao máximo e lidar com as consequências mais tarde. Num país onde as fontes são "de confiança" mas sempre desconhecidas, usa-se e abusa-se do jornalismo sensacionalista para justificar o preço e a quantidade de jornais diários que existem. Os tachos que entretanto se arranjam aos cronistas acabam por ser a cereja no topo do bolo, aparentemente fora de prazo, que é a nossa imprensa.

Pelo que me parece compensa a quantidade em vez da qualidade, e ai de quem discordar de algum cronista. Não vá o sr. Director ficar zangado.

Felizmente existem as edições online. Ao menos não se gasta dinheiro para ler as barbaridades.

Carros de Tecido - Quero um destes

Acabei de ver isto no Obvious.... Estou apasmalhaçado.... Quero isto. Já!

PS: Espero que tenham a versão de recido revistido a titãnio à prova de facas....

Como abrir falência com a febre do iPhone :)

Este video merece ser visto :)

Gosto particularmente da calma do homem!


Video tutorial: unlock iphone

iPhone anyone?

Apito final: TAS dá Liga dos Campeões ao Porto!

Mais uma vez o FC Porto e o Pinto da Costa mostram que sabem fazer as coisas como deve ser. Bem ou mal o que é facto é que conseguiram criar tamanha confusão nas instâncias legais Portuguesas que a UEFA nem tem certeza se as decisões por cá são ou não vinculativas. E o TAS aparentemente vai decidir em favor do Porto.

Como Benfiquista a única coisa que posso dizer é que o FC Porto mostrou que não tem sido superior apenas em campo mas também nas secretarias.

Estranho apenas uma coisa no meio disto tudo. O FC porto soube antes de toda a gente, a julgar pelas notícias que vêm no jornal, de que tinha sido dado como nulo o recurso apresentado pelo Benfica e pelo Guimarães.

Enfim... tudo na mesma. O esperado. Surpresa seria o Porto ser condenado de alguma coisa.

É assim que querem encher os estádios com pessoas? Com esta falta de transparência e com estas manipulações das leis que permite, aparentemente, que acusações graves como as que estão na mesa sejam julgadas e condenadas por uns e ignoradas por outros?

O Futebol é para mim, e para muitos, cada vez mais uma desilusão.

Eu não gasto dinheiro com o Futebol. Nem para xulice da SportTV, nem para cartão de sócio, nem para lugares cativos, nem para sequer um bilhete. Se der em TV aberta vejo. Se não der, paciência. O Futebol em Portugal não é limpo, não é transparente nem é sequer digno do tempo e o dinheiro que os Portugueses lhe dedicam. Esse, o dinheiro, só serve para pagar ordenados milionários aos jogadores, aumentar os activos onde os dirigentes têm interesses financeiros, e dar visibilidade a quem não a merece.

Estes dirigentes aproveitam-se da “ingenuidade” das massas, e da sua paixão pelo clube para proveito próprio. E não bastando isso ainda falseiam resultados e conseguem, fruto da confusão e desorganização das instancias legais, levar a sua avante.

Todos são inocentes até prova em culpado. Sem dúvida. Mas quando em vez de se apostar na tentativa de provar a inocência, passa-se a usar tecnicidades e “truques” para instalar a confusão e assim anular decisões, ou pelo menos não as levar a avante em tempo útil, é demasiado evidente o que se passa.

Mas atenção que isto tudo não é culpa do FC Porto ou do Pinto da Costa. Eles só usaram as ferramentas que tinham ao seu dispor para levar os seus intentos de vencida. Não se pode critica-los por isso. Estavam a defender a sua galinha. Pena é que a incompetência dos outros o permita.

Zune 2 - Adeus iPod

Um post um pouco diferente do usual.

Recentemente tive a oportunidade de adquirir um ZUNE 8GB de segunda geração. Para quem tiver curiosidade: http://www.zune.net/en-us/products/whatiszune.htm

Numa palavra: Fantastico!

Pronto... mais uma palavra: Brilhante!

Já usei iPod e já "brinquei" até com os últimos. Nunca gostei muito do ar "maricas" que estes dispositivos têm. Tudo muito limpinho e quase monocórdico. Do género em que se vê um e viu-se todos. Nem os touch acho particularmente interessantes. Okok... têm características excelentes, ecrãs fabulosos, alguns ao que sei até dão para serem usados como PEN usb... etc. Não é isso que está em questão. Montes de acessórios e tal. Os puristas dos iPod escusam de vir para aqui fazer “flame” e querer convencer-me de que iPod é que é bom... ok?

No ZUNE temos um interface espectacular. Aquele "pad" de navegação é sensível ao toque para os mais distraídos, podendo usar gestos para aumentar som, mudar de música ou navegar nos menus. Temos um ecrã 1.8'' com 320x200 de resolução... que meus amigos, só vendo é que dá para acreditar na definição e qualidade do mesmo... adicionando a isto capacidades de vídeo, rádio, jogos... (sim leram bem... jogos. Já explico) e a cereja no topo do bolo: WiFi com possibilidade de ligar a outros ZUNE e ainda por cima... Sincronizar o dispositivo por este meio.

O Zune ainda tem de crescer um pouco. Falta-lhe se calhar bluetooth, e mais algumas versões com outras capacidades em outros ecrãs. Por exemplo o Zune de 80GB tem um ecrã muito maior do que o meu. Se houve-se um Zune 8gb com aquele ecrã... era perfeito. Falta aos Zune também no meu entender a possibilidade de ser usado como Image Tank. Imagine-se levar o Zune de férias juntamente com a máquina fotográfica e depois descarregar as fotos dos cartões para o Zune de 80GB por exemplo. Ou mesmo o de 8gb. Pela minha experiência nas férias faço em média 200-400 fotos o que cabe perfeitamente num de 8gb.

Alguns reviews queixam-se da falta de equalizador. A questão é: preciso disso? A minha resposta é: NÃO! Alias a qualidade de som do Zune é simplesmente fantástica. Não sinto falta nenhuma. E se formos a ver bem o EQ não passa de software que a Microsoft pode implementar e disponibilizar através de um firmware update. E que simples é instalar o firmware no Zune. basta ir ao software, procurar por updates, dizer que se quer instalar, esperar uns segundos... e já está. Fiz o upgrade do 2.0 para o 2.5 num instante.

Outros reviews queixam-se da ficha proprietária. Confesso que é a única parte que me irrita. Resta saber se esta ficha poderá vir a ter outras funcionalidades.

Jogos. Pois é. Mais ou menos recentemente a Microsoft surpreendeu tudo e todos a dizer que a plataforma XNA iria suportar o desenvolvimento de jogos para Zune... Para quem não sabe o XNA é uma plataforma de desenvolvimento de jogos que permite correr os mesmos em PC e XBOX 360. Existe já uma comunidade enorme a desenvolver jogos para este sistema e também claro para o Zune começam a aparecer já alguns interessantes. Uma coisa que poderá activar a curiosidade de muitos é que os jogos vêm com a source… são compilados na nossa máquina e publicados no Zune. E usando sempre ferramentas gratuitas.

Estão a imaginar desde já que se o dispositivo tem WiFi... e permite ligar outros Zune... o que é que se pode fazer juntando Jogos e WiFi certo? :) E aquele "Pad" sensivel ao toque deve ser simplesmente genial para jogos. :D

Em breve espero poder fazer um review como deve ser do Zune e colocar aqui. Até lá podem ver na net os vários que já existem e começar a mandar emails à MS a "exigir" que eles comercializem isto por cá. É que o Zune só se vende nos Estados Unidos... pelo menos para já.

Eu tenho um à 1 dia. E estou fã.