IVA desce de 21% para 20% - Controlem os preços

Como muitos já deverão saber o IVA em Portugal, a taxa normal, vai baixar para 20%. Uma diferença de 1%.

Muitos são os que dizem que em termos de impacto para o consumidor, veremos pouca ou nenhuma diferença. Alias há quem defenda, e com razão digo eu, de que quem vai lucrar com isto são as empresas que vendem ao Público. O preço é o mesmo e, consequentemente, aumenta-se a margem de lucro em 1%.

Quando estamos a falar de um bem de baixo valor, a diferença serão alguns centavos. Mas quando falamos de bens que podem chegar aos milhares de euros, a diferença já não é assim tão pouca como isso. O mesmo se pode dizer de bens que se vendem em grandes quantidades.

Existem excepções. Por exemplo, quando se vai comprar o carro normalmente aparece o valor antes e depois do IVA. Mas quando vamos a uma FNAC ou ao El Corte Inglês comprar uma TV LCD xpto de 2000 euros, aqui a porca já torce o rabo. Não há indicação do preço base sem IVA a não ser quando nos passam a factura.

O que proponho aos milhões de leitores deste blog, é que na última semana de Junho, quando passarem por algumas lojas que vendam os artigos que acharem interessantes controlar, tomem nota dos preços com IVA. Na primeira semana de Julho voltem lá e vejam se alguma coisa mudou. Se não mudou experimentem questionar a razão e ver quais as respostas que recebe. E bloguem acerca disso. Espalhem a palavra quer dos bons como dos maus exemplos.

Já que ouve um esforço tão contundente por parte das lojas para actualizar o preço para cima devido ao aumento do IVA de 19% para 21% sempre quero ver que esforço vai haver para actualizar os preços de venda para baixo, actualizando a taxa de IVA de 21% para 20%.

Como fotógrafo amador....

 

Devo dizer que este strip é daquelas que cai mesmo bem :)

Não deixem de subescrever a feed destes Ducks em http://www.whattheduck.net

Sinais do tempo - Semáforos originais

 

Estes semáforos são no mínimo originais :)

Um pouco stressantes mas originais.

 

Aluna agride Professora na Escola Secundária Carolina Michaelis

Vejam bem ao ponto que chegou o nosso ensino. Esta coisa, que não lhe dou outro nome porque este blog é bem-educado, teve o descaramento de se atirar a professora depois de esta lhe ter tirado o telemóvel.

Eu francamente não percebo como é sequer possível deixar os alunos entrar com o Telemóvel na sala de aula, quanto mais ligado.

 

 

Esta rapariga que se atira assim a professora, vai ter um futuro brilhante. No Judo possivelmente.

No meu tempo, que não foi assim à tanto como isso, isto era motivo mais que suficiente para ser expulsa da escola. O mais certo é ser a professora a ser acusada de ter feito alguma coisa. Assim vai o nosso Portugal.

Que educação se dá a uma rapariga destas para a mesma fazer o que fez?

Talvez a senhora ministra da educação possa explicar que avaliação se pode fazer a esta professora e que avaliação vai o pai desta aluna fazer da professora também.

 

Se esta rapariga fosse minha filha, nunca mais usava telemóvel e era recambiada para uma escola de freiras qq. E não estou a brincar.

 

Já agora uma nota de atenção aos colegas de aula. Achar graça ao que a vossa colega estava a fazer à professora, tendo em conta os risos e as gargalhadas, só demonstra que não são melhores que ela em nada.

Atropela 4 crianças e ficou com a carta???

Li hoje na capa de um Jornal algo deste género:

"PSP já entregou a carta ao Taxista". Ou parecido.

Estamos a falar do taxista que atropelou aquelas 4 crianças no Porto numa passadeira (estando uma ainda em estado grave no hospital),  fugindo do local tendo-se entregado 1h depois numa esquadra tendo ainda 0.92g de álcool no sangue (quando o permitido por lei é abaixo de 0.5)...

Por pontos.

Primeiro atropela 4 crianças numa passadeira.

Depois foge e não presta auxílio. Ha quem diga que é "normal" a pessoa sofrer um choque pela situação em causa e reagir instintivamente, fugindo. Eu digo que sería mais normal reagir instintivamente ajudando. Mas isso sou eu.

1h depois entrega-se na polícia tendo ainda 0.95 gramas de álcool no sangue. Ou seja quando atropelou as crianças ou estava ainda mais alcoolizado ou então foi beber uns copos depois de as atropelar.

O mais engraçado é que ele afirma a pés juntos de que estava perfeitamente lúcido e que ía a uma velocidade normal, quando testemunhas dizem o contrário.

Finalmente, aparentemente, a polícia devolve a carta ao taxista.

Eu acho que alguma coisa está mal aqui, mas isto sou eu. No mínimo deveria ter ficado sem carta e sem carro, pelo menos até que se investigue o caso e se tire as devidas conclusões. E é bem mais fácil do que parece porque aparentemente a zona até é vigiada por várias cameras.

Link para a "estória":

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=281999&idselect=10&idCanal=10&p=200

Somos um país seguro?

As estatísticas dizem que não somos dos piores da Europa. O sentimento que paira no ar diz o contrário.

 

A semana passada estava a ler um artigo no jornal acerca de como os assaltos tipo "carjacking" vinham a aumentar. Também se falava da insegurança que se vivia actualmente depois da sequência de homicídios que ocorreram estas ultimas semanas.

Depois em um outro jornal, um dos tais de "borla", podia-se ler de que um casal já tinha sido "caçado"... 7 vezes... desde o inicio deste ano! Pelos vistos tinham sido apanhados com carro roubado a transportar material roubado, uma das vezes. 7 vezes! Então e... prisão preventiva não? 2... 3 vezes... ainda vá. Mas 7 em menos de 3 meses? Deve ser record!

 

A culpa aqui não é da polícia mas sim de quem os põe cá fora.

 

E por falar em polícia... Alguém me explique por favor, o que é que se passa com este país e com as nossas forças de segurança?

 

A semana passada passou numa TV privada uma peça onde se falava das "luxuosas" condições em que os nossos agentes da autoridade vivem, com testemunhos na primeira pessoa. É impossível ficar indiferente.

Deslocam-se as pessoas para ficarem a centenas de km de distância das suas famílias e depois nem uma casa de banho com água quente têm nas casernas, que mais parecem galinheiros. Um dos testemunhos falava de que havia numa das casernas, um único chuveiro para vários agentes e que normalmente por turno havia 5 agentes a ter de fazer fila para o usar. Chuveiro esse que aparentemente estava cheio de ferrugem.

Falou-se também da colocação estratégica das casernas. Metem-se os agentes a morar em bairros degradados e ao pé de quem eles policiam. E depois ainda se lhes pede que cumpram o seu dever.

Alguém no seu perfeito juízo acha que estes agentes que moram nestes bairros em condições deploráveis, poderão ter a motivação ou sequer a segurança necessária para poder exercer as suas funções nesses mesmos bairros? De manhã prendem o Lelo por posse de droga. De tarde jogam a suéca com ele?

Tudo isto seria estranho... se não estivéssemos em Portugal.

Falando por mim, eu fiquei a respeitar muito mais o trabalho destes agentes. Agora é esperar que o nosso governo decida respeitar também e dedique uma pequena percentagem do dinheiro que querem deitar fora com a porcaria do TGV, e melhorar as condições de segurança do país. Nomeadamente melhorar também as condições de vida de quem se dedica a esse trabalho inglório: O de nos deixar dormir mais descansados.

 

Uma dica a quem algum dia se veja numa situação de assalto ou "carjacking". Um carro, uma carteira cheia de documentos, um portátil ou um telemóvel não valem a sua vida. Resistir é a pior coisa que se pode fazer. Tente captar o máximo de informação possível acerca dos assaltantes, incluindo se possível matrícula, roupa, sotaque e outros detalhes. Considere também em implementar sistemas de segurança extra. O alarme de nada serve nestas situações. Um sistema de posicionamento global (vulgo GPS) que informe a posição da viatura em tempo real pode ser meio caminho andado para recuperar a viatura e ajudar na captura dos assaltantes.