Os Portugueses são ricos... e não é pouco.

É impressionante. Eu moro na margem sul e como vivo perto de uma estação de comboio, à qual chego em 5 minutos a pé, acabo por deixar o acessório locomotivo em casa.

Depois das férias de Setembro reparei numa aderência em massa ao comboio, o que causava muitas vezes o incomodo de ter de vir para Lisboa mais de 20m a pé. Mesmo assim no total levo 40-45m a chegar ao posto de trabalho.

No final deste mês, particularmente a partir de dia 20, tenho notado uma baixa considerável de pessoas no comboio e uma consequente enchente de carros a vir para Lisboa. Arranjar lugar sentado no comboio deixou de ser problema e às vezes mesmo passando pelo Pragal, que para os mais incultos é a ultima estação da margem sul antes de chegar a Lisboa, tenho o lugar a minha frente vago o que até me permite esticar as pernas e dormitar uns 10m.

Quem se aventura a vir para Lisboa de carro hoje em dia tem de apanhar com trânsito de mais de 1h, problemas para estacionar, parquímetros… enfim… quem vê de fora assume que só quem tem boas posses pode se atrever a levar carro para Lisboa. Mesmo assim vê-se a grande maioria dos carros apenas com uma pessoa e chegando-se a Lisboa não se arranja lugar para estacionar.

Por dia em média alguém que leva carro gasta no mínimo 8 euros de paquimetro (a não ser que seja um dos que tem a sorte de ter lugar na garagem da empresa), 1.25 euros de portagem e gasolina. Já não estou a contar com desgaste do carro e potenciais custos com toques e arranhões nos estacionamentos, tão comuns. Por alto é um gasto de mais de 350 euros por mês. 220 só em custos directos e uns conservadores 130 entre gasolina e custos indirectos. Estamos a falar de qq coisa como quase o nosso ordenado mínimo nacional.

Ora bem… mas não podemos ficar por aqui. Se adicionarmos os 2-3 euros que por dia se gasta em cafés e/ou pequeno almoço que já se devia ter tomado em casa, mais o almoço que não deverá custar menos de 5 euros por dia (por baixo) no restaurante... revendo as contas estamos a falar de mais 7-8 euros de custos por dia o que soma a bela quantia de 176 euros. Vamos arredondar para baixo, por causa dos que não bebem café (não conheço quase ninguém). Usando 150 euros mais 350 dará qq coisa como 500 euros de custos fixos todos os meses, no mínimo, para quem leva carro para Lisboa.

Pergunto eu… como é possível a malta queixar-se que ganha mal?

Sinais dos tempos #1


Hoje ao passar ao pé de uma conhecida superfície comercial eis que me deparo com esta imaginativa placa.


Devo confessar que fiquei a olhar para a mesma largos segundos e a dar comigo mesmo a pensar que afinal ainda há soluções simples para problemas complicados. Agora a malta que anda a passear o animal de estimação de quatro patas naquela zona, já pode ir ao Supermercado comprar os sacos para recolher a porcaria que deixam nos passeios, sem ter de se preocupar.
Mais ou menos pelo menos... agora só falta inventarem uma coleira com cadeado e combinação... porque afinal... estamos em Portugal, especificamente em Lisboa :)
PS: Quem inventar a dita já sabe que vai ter de apanhar comigo a exigir direitos autoriais.